2019-06-27
Razões pelas quais os departamentos de TI precisam de adotar o no code.

Todas as organizações têm necessidade de automatizar processos, pois os departamentos de TI estão a despender demasiado tempo a responder a pedidos e a resolver problemas de outras áreas, enquanto deviam estar focados na procura de ferramentas que auxiliassem a expansão do negócio. Infelizmente, há poucas horas num dia e as equipas precisam desligar do trabalho durante algum tempo. Neste caso o departamento de TI precisa de ter mais tempo livre para poder pensar onde investir tecnologicamente, de forma a criar impacto na organização. As plataformas no code são uma solução eficaz e vamos explicar-lhe porquê. 


A solução no code

Mas e se as equipas pudessem contribuir para todo o ecossistema? Ou até mesmo ajudar a assumir o próprio backlog de TI? É aí que entram as plataformas “no code”. Removendo a necessidade de codificação manual, pode encontrar as mentes mais inovadoras de todo o seu negócio e transformá-las numa nova força impulsionadora de aplicações. 

Não é apenas a força corporativa que pode beneficiar deste facto. Aqui estão os motivos pelos quais o departamento de TI também pode beneficiar do “no code”.


1. Diminuir o tempo de comercialização

As pessoas têm problemas que precisam de resolver, e a paciência não é uma virtude do nosso mundo moderno. Ao abraçar uma plataforma no code abrimos novas oportunidades para não só facilitar a vida dos colaboradores, mas talvez até tirar um pouco de pressão.

Citizen development: Os DevOps são especialistas, quando se trata dos seus próprios temas e processos. Isto também significa que entendem melhor as suas próprias necessidades do que qualquer outra pessoa na organização. Então, porque não permitir que se tornem os seus próprios solucionadores de problemas? Ao usar uma plataforma no code, pode habilitar os Devops de toda a organização, capazes de criar aplicações sem qualquer conhecimento de programação.

Módulos reutilizáveis: a eficiência é um valor fundamental de qualquer DevOp, e parte disso significa reutilizar o que já foi construído. Para quê ter trabalho duas vezes, certo? Na plataforma Masterlink, a sua equipa de desenvolvimento pode salvar funções completas, páginas ou até mesmo aplicações. Isto significa que estes recursos estão sempre disponíveis no seu estado totalmente funcional, para todos os projetos futuros. Como não são definitivos, a sua equipa pode sempre fazer pequenos ajustes, se necessário.


2. A liberdade de escolha

Quando chega ao cerne da questão, o no code é simplesmente outra maneira de desenvolver aplicações. Com DevOps experientes ao volante, vão ser capazes de criar aplicações de nível empresarial sem codificação manual que os atrase. Mesmo integrações complexas, como APIs e serviços Web, estão disponíveis com apenas alguns cliques.

O melhor é que tudo é pré-criado por profissionais, por isso é acessível a todos na sua organização. Um dos benefícios é que todo o desenvolvimento é feito num ambiente seguro. 


3. Assumir projetos que gerem interesse

Se pensar nas pessoas por de trás do seu departamento de TI, verifica que são especialistas em tecnologia e que se envolvem ativamente na inovação. E se alguém quiser saber o que o futuro nos reserva, estas são as pessoas com quem conversar. O problema é que o seu tempo é gasto em tarefas orientadas em negócios. Sem ter tempo para experimentar novas tecnologias ou para procurar projetos com verdadeiro interesse.

Grandes empresas já estão a adotar o no code e o citizen development.

Quero ser contactado
Siga-nos!
Masterlink