2012-03-01
Masterlink desenvolve módulo de "Autenticação com o Cartão de Cidadão"
Masterlink desenvolve módulo de «Autenticação com o Cartão de Cidadão»

Atenta às tendências e necessidades do mercado dos Sistemas de Informação e Novas Tecnologias, a Masterlink desenvolve um módulo de "Autenticação com o Cartão de Cidadão". Este mecanismo pode ser aplicado em Web Sites da Administração Pública com área reservada, que requerem a identificação do utilizador, na óptica do alinhamento com a Plataforma de Interoperabilidade na Administração Pública.

As vantagens associadas a este modelo de autenticação são inúmeras e inequívocas. Entre elas, a optimização do processo de registo, na medida em que permite, no acto de registo, a automatização do preenchimento do formulário, com os dados pessoais necessários, associados ao Cartão de Cidadão – pré-preenchimento de dados.

Este sistema oferece também ao utilizador elevados níveis de segurança e privacidade, estando a autenticação baseada em dois factores indissociáveis, a posse do cartão (possui chip de autenticação) e o conhecimento do código de acesso (PIN). Claramente mais seguro e eficiente do que a autenticação baseada no "tradicional" nome do utilizador e senha pessoal, evita situações de vulnerabilidade e eventual "roubo".

O módulo de autenticação com o cartão de cidadão cumpre os requisitos do conceito "Single sign on", permitindo o acesso do cidadão a diversos serviços públicos interligados, mediante uma única autenticação, promovendo neste contexto soluções de "Balcão único".

Contribuição que se traduz numa maior eficiência dos serviços online, na desburocratização, optimização de recursos e promoção da troca de informação electrónica entre entidades. Este módulo enquadra-se no contexto do Plano Global Estratégico para as TIC na Administração Pública, Resolução do Conselho de Ministros 12/2012.

Quero ser contactado
Siga-nos!
Masterlink