2019-05-07
Inovação na Europa
Inovação na Europa

As empresas Europeias estão preparadas para investir no potencial das novas tecnologias, mas será que têm o que é necessário para que a Europa seja percecionada como potência em inovação?

 

Na competição por um futuro digital, a Europa é frequentemente vista com “défice de inovação”, no entanto está a investir significativamente em tecnologia, pessoas e sistemas. Com a inovação intimamente ligada à noção do futuro digital, a Europa, é vista como tendo sido superada tecnologicamente pela Ásia e pelos Estados Unidos, correndo o risco de ficar substancialmente para trás no foco estratégico em pesquisa e educação, nas áreas tecnológicas do digital.

 Após uma investigação sobre a forma como as empresas na Europa estão a desenvolver tecnologias digitais para aumentar as habilidades físicas e mentais humanas, verificou-se que os fatores desencadeadores da inovação e da sua implementação estão focados em três pontos determinantes:

  • Tecnologia – as tecnologias digitais nas quais as empresas Europeias estão a optar por investir, quais as suas motivações para fazê-lo e como essas tecnologias estão a ser implementadas;
  • Fator humano – as implicações que essas tecnologias digitais têm, para a futuro, face ao trabalho e como as empresas estão a usar a transformação digital para desenvolver culturas de inovação;
  • Organização inovadora – como os processos estão a ser projetados para criar organizações que fomentam e estimulam a inovação.

Não obstante da perceção atual, os investimentos em análise de dados e computação em nuvem estão bem avançados. As empresas estão preparadas para investir ainda mais no potencial das novas tecnologias e cerca de 88% esperam ter orçamento, para que a inovação aumente nos próximos dois anos.

 A Europa ainda revela uma forte capacidade, como potência em inovação. Alavancas tradicionais fornecem uma indicação de vitalidade e, apesar do que se possa percecionar no momento atual, revelam que a Europa não foi deixada para trás na corrida para o futuro digital. Sentido de urgência, foco estratégico e um forte sentido de Europa com necessária escala económica são fundamentais para a continua concretização deste imenso potencial.

 

 

Quero ser contactado
Siga-nos!
Masterlink