2016-04-08
Dia Mundial de Saúde
Dia Mundial da Saúde e Masterlink

“Vencer a Diabetes” (Beat diabetes) foi o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para celebrar o Dia Mundial da Saúde 2016, comemorado todos os anos a 7 de Abril.

Como não podia deixar de ser, o Serviço Nacional de Saúde marcou presença com um evento que homenageou o neurocirurgião João Lobo Antunes e o fundador do Serviço Nacional de Saúde, António Arnaut, ocasião que viu firmar um protocolo entre a Direção-Geral da Saúde e a Associação Industrial e Comercial do Café (AICC), Associação de Refinadores de Açúcar Portugueses (ARAP) e a Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), com vista ao consumo responsável e equilibrado de açúcar.

Também a Santa Casa da Misericórdia não deixou escapar a data, e de mãos dadas com a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) lançou-se no combate à doença sobretudo na ótica da prevenção, disponibilizando uma unidade móvel de rastreio à doença e aconselhamento nutricional.

Com o tema da Diabetes em cima da mesa, a Masterlink não pode deixar de lembrar a sua participação na construção e manutenção do software de gestão e controlo das bombas de insulina, permitindo racionalizar custos e agilizar o processo de atribuição (e substituição) de bombas de insulina aos utentes – com a respetiva diminuição de tempos de espera desses pacientes. Deste modo, pacientes, SNS e, em última instância, contribuintes saem a ganhar da eficácia oferecida pelo processo de gestão de bombas de insulina.

De frisar que o software de gestão foi desenvolvido, e é mantido, sobre a Plataforma Masterlink, o que permite a evolução rápida de todo o processo, desde a modelação de dados ao próprio fluxo e perfis de utilizadores, isto sem comprometer desenvolvimentos anteriores. Este facto autoriza que novas necessidades possam ser introduzidas em escasso tempo (de alguns minutos a poucas horas), com todas as garantia de fiabilidade, e, em alguns casos, à distância de um clique.

O macro-processo de gestão das bombas de insulina é um entre múltiplos desenvolvidos e mantidos pela Masterlink sob a alçada da Direção Geral de Saúde (DGS).

Saiba mais em:
http://www.scml.pt/pt-PT/destaques/na_rua_pela_prevencao_da_diabetes/
http://www.dgs.pt/em-destaque/joao-lobo-antunes-e-antonio-arnaut-homenageados-no-dia-mundial-da-saude.aspx

Siga-nos!
Masterlink