2019-04-23
Desafios da Automação de Processos
Desafios da automação de processos

Depois de um tímido arranque, a automação de processos é agora um tema muito dinamizado e uma prioridade de muitos c-levels em Portugal. Atualmente, verifica-se um aumento significativo de iniciativas desta natureza, quer já em curso quer em vias de inicialização.


Apesar da expectável e significativa melhoria em termos de eficiência, é fundamental ter presente as drásticas implicações da incorreta implementação de soluções focadas na automação do negócio. A implementação de automação de processos não corrige o mau processo de negócio, apenas acelera o processo e limita a variável “erro humano”.  Observa-se que, genericamente, os processos existentes são excessivamente complexos e incorporam atividades já desatualizadas ou regras de negócio que não são revistas há muito tempo. É também fundamental a definição de um modelo operativo que enderece o ciclo de vida da automação em termos de desenvolvimento e operações. As falhas a este nível refletem-se num aumento considerável do risco operacional. A Automação veio para ficar e é indiscutível que a criação de forças de trabalho digitais levará muitas organizações ao sucesso. Ainda assim, a via para a perfeição operacional não deve assentar em automações per si, mas sim em efetivas melhorias no processo com especial foco na eficiência e no potencial criativo no redesenho de atividades.


A Masterlink, com a tecnologia inovadora no campo de automação de processos de negócio, agrega uma vasta experiência na boa aplicação de automação de processos, com uma proposta vantajosa, que permite aceleração de negócio, autonomia de utilizadores e redução de custos.

Siga-nos!
Masterlink